Por dentro do ArcGIS Pro

Note: This is a Portuguese translation of a post that was previously posted in English.

O ArcGIS Pro criado pela Esri reinventou o GIS Desktop. Essa pode parecer uma afirmação forte, mas quando você compreender porque o ArcGIS Pro foi construído, comprovará que está certa. O ArcGIS Pro foi desenhado e construído desde a base, para satisfazer as necessidades do profissional GIS moderno, baseado nos inputs da comunidade GIS. Para poder satisfazer os requerimentos apresentados pela comunidade no nível mundial, a Esri teve que começar de forma renovada, com uma arquitetura completamente nova e com um fundamento sólido guiado pela performance e a experiência de usuário. Essa é a razão pela qual um novo aplicativo era necessário, uma reinvenção baseada nas suas ideias e necessidades e por isso o ArcGIS Pro existe.

O ArcGIS Pro é verdadeiramente um aplicativo desktop de 64 bits, que aproveita as vantagens do hardware moderno para obter o máximo de desempenho e a melhor exibição de mapas e cenas em 3D. Possui uma interface vibrante e contextual que lhe fornece as ferramentas certas no momento certo; todo aquele que já perdeu tempo procurando ferramentas, sabe que isso é fantástico! Agora você pode fazer coisas novas e emocionantes, como desenhar e editar em 2D e 3D em um único lugar, trabalhar com múltiplas exibições e layouts de mapas e publicar mapas web finalizados diretamente no ArcGIS Online ou no Portal for ArcGIS*.

O ArcGIS Pro pode trabalhar lado a lado com o ArcMap, de forma que você não precisa escolher um ou outro aplicativo. O princípio básico é que você pode executar o trabalho pesado com o software desktop e ao mesmo tempo pode se conectar facilmente com pessoas dentro da sua organização ou do mundo. Dessa forma, tem ao alcance da sua mão: seu trabalho, colegas, sponsors, clientes e o público em geral. Por último, como o ArcGIS Pro é uma parte central e está totalmente integrado à plataforma ArcGIS, você possui a escabilidade necessária para ser sucedido e para estender os resultados para as demais pessoas da sua organização.

Então, explore o quanto antes o seu novo veículo GIS! O ArcGIS Pro tem muitas novas características e funcionalidades. Se ainda não teve a oportunidade de conhecer os detalhes, lhe convidamos a conhecer a página do ArcGIS Pro, assistir os vídeos curtos ou mesmo se inscrever para uma avaliação gratuita de 60 dias: www.esri.com/software/arcgis-pro.

Veja aqui algumas novidades, com links para informações mais detalhadas:

Construa projetos GIS

O ArcGIS Pro permite organizar o seu trabalho em projetos*. Um projeto consiste em um arquivo principal e uma estrutura de pastas para armazenar os dados do projeto, com todos os recursos para que o trabalho possa ser realizado em um só lugar: mapas, layouts, camadas, tabelas, funções, ferramentas e conexões com servidores, bancos de dados, estilos e outras pastas. Os projetos também podem incorporar conteúdo do Atlas do Mundo em Tempo Real compilado pela Esri e da comunidade de usuários do mundo todo, através do Portal for ArcGIS ou do ArcGIS Online*.

Você pode automatizar tudo.

Você pode construir o seu projeto do zero ou utilizar um modelo de projeto criado por Esri ou outros usuários da comunidade GIS. Pode inserir conteúdo de uma pasta, do Portal for ArcGIS ou do ArcGIS Online, navegando ou procurando por palavras-chave. Utilize descrições dos itens ou metadados padrão* para encontrar mais facilmente a informação que procura. Quando deseje compartilhar o seu projeto, pode criar modelos de projetos* para que outros utilizem como ponto de partida ou empacotar o projeto e os dados contidos nele*.

Visualize seus dados

Os mapas e cenas* são as telas usadas para exibir os dados espaciais – os mapas exibem os dados 2D e as cenas são um tipo de mapa que exibe os dados em 3D*. Você pode armazenar todos os mapas que precise em um único projeto e pode exibir múltiplos mapas ao mesmo tempo, lado a lado. Isso significa que pode visualizar os mesmos dados em 2D e em 3D simultaneamente. O ArcGIS Pro possui funções de navegação incorporadas e atalhos para teclado e mouse* que lhe permitem explorar os seus dados de uma maneira fantástica.

Visualize os dados de uma maneira única.

Para criar um mapa ou uma cena em um projeto, você precisa adicionar camadas*. Pode adicionar uma camada em vários mapas; por exemplo, pode utilizar o mesmo mapa base de imagens como plano de fundo para muitos mapas. As camadas têm propriedades* que lhe permitem configurar a forma em que seu conteúdo é exibido, incluindo os símbolos que são utilizados para desenhar os dados*. Para exibir seus dados em um formato de impressão ou de exportação, pode criar vários layouts de mapa* no mesmo projeto.

Edite dados geográficos

Você pode examinar as camadas que está editando em 2D e 3D para obter uma visão desde todas as perspectivas. A edição envolve criar e atualizar informação geoespacial* que está armazenada e organizada nas camadas. Você pode criar novas feições* em uma camada por meio do desenho no mapa e a definição dos seus atributos* assim como atualizar feições existentes para apresentar sua condição atual baseada em dados recentemente adquiridos ou informação do campo. Utilize snapping* e vários outros tipos de ajustes para garantir que as feições se conectem de forma precisa e tenham as dimensões certas.

Crie mapas 2D e cenas 3D simultaneamente.

Realize análise e geoprocessamento

O geoprocessamento proporciona um conjunto de ferramentas para realizar análise espacial e administrar dados GIS de forma automática. Uma ferramenta tipicamente realiza uma operação em um conjunto de dados e cria um outro conjunto de dados como resultado. No ArcGIS Pro, quando você encontra a ferramenta de geoprocessamento certa*, especifica os locais de entrada e de saída dos conjuntos de dados, ajusta os parâmetros adicionais que afetam o processo e executa a ferramenta. Além das ferramentas inclusas no ArcGIS Pro, pode criar as suas próprias ferramentas*.

O ModelBuilder* é uma linguagem visual que lhe permite criar um diagrama ou um modelo da sua análise espacial ou do seu processo de gestão de dados. Esse modelo é formado por elementos gráficos que representam ferramentas de geoprocessamento, camadas de dados e outras variáveis e funções. Python* é a linguagem de codificação do ArcGIS. O ArcGIS inclui uma API Python conhecida como ArcPy*, que lhe oferece acesso a todas as ferramentas de geoprocessamento e a um conjunto enorme de funções de codificação que lhe ajudam a automatizar as tarefas no GIS.

As ferramentas são encontradas facilmente.

Você pode acessar toda a história de geoprocessamento e de análise espacial* do seu projeto. Dessa forma, pode executar facilmente ferramentas previamente utilizadas no projeto com as mesmas configurações ou modificá-las e entender melhor o processo que definiu um resultado especifico no seu mapa. A história de geoprocessamento é chave para compartilhar ferramentas de geoprocessamento, pois você pode compartilhar qualquer ferramenta executada com sucesso e que faz parte da história de geoprocessamento do projeto.

Compartilhe seu trabalho

O compartilhamento do seu trabalho é uma parte importante do ArcGIS Pro. Permite compartilhar essencialmente tudo, de projetos completos até mapas, camadas e outros componentes do seu trabalho. Pode compartilhar mapas do seu projeto como mapas web*. Os mapas web podem ser reutilizados dentro do ArcGIS Pro assim como em toda a plataforma ArcGIS, e podem ser visualizados em navegadores e dispositivos móveis.

Crie exibições globais.

Compartilhar por meio de pacotes* cria um arquivo comprimido que contém dados GIS. O empacotamento é a maneira de compartilhar projetos completos ou camadas com outras pessoas.

Comece hoje mesmo

O ArcGIS Pro é um componente novo do ArcGIS for Desktop e por isso está disponível como parte da sua atualização de software. O licenciamento do ArcGIS Pro é realizado por meio da sua conta de ArcGIS Online ou Portal for ArcGIS. Se deseja experimentar o ArcGIS Pro, disponibilizamos uma avaliação gratuita de 60 dias. O ArcGIS Pro também está incluso como parte do programa ArcGIS for Home Use.

Para obter mais informações sobre como começar com o ArcGIS Pro, visite www.esri.com/software/arcgis-pro.

* Desculpe-nos pelo transtorno, por enquanto oferecemos essa página somente em inglês.

This entry was posted in 3D GIS, ArcGIS Pro and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply